terça-feira, 14 de outubro de 2014

[Curiosidades 03] Professores na literatura

A sessão de curiosidades dessa vez traz o assunto "Professores". Dia 19 de agosto comecei a trabalhar como professora de Ciências/Biologia em uma escola estadual e também agora em outubro (15) é dia do professor (aceito livros de presente #ficadica). A ideia desta publicação também surgiu devido a presença de um mocinho professor em "Métrica", que eu li recentemente e já resenhei (confira AQUI).



Bolei uma listinha para a gente analisar melhor alguns deles!

1) Nome e Livro: Will Cooper (Série de livros: Métrica/Pausa/Esta garota, Colleen Hoover)
Disciplina: Literatura (poesia).

Will é o garoto do casal protagonista de Métrica. Ser professor, para ele, foi meio que uma necessidade, após a morte de seus pais, tendo um irmão menor para criar. Apesar disso, ele parece ser um professor descolado, que propõe atividades diferentes aos alunos, como escrever poesias e ir até uma competição de slam.
Will deve ser aquele tipo de professor bem gatinho e aposto que eu teria a maior queda por ele se fosse sua aluna. Se bem que... Os leitores de "Métrica" bem sabem que Will não namora alunas, certo?


2) Nome e Livro: Rita Desjardin (Carrie, A estranha, Stephen King)
Disciplina: Educação Física (ginástica e natação).




A Srta. Desjardin é uma das únicas pessoas da escola de Carrie, que a ajuda quando ela é humilhada pelas colegas, no vestiário, quando acontece a sua primeira menstruação. Carrie é tão ingênua que não sabe o que está acontecendo com ela e depois de sofrer uma chuva de absorventes por parte de suas colegas, quem começa a explicar e até incentiva a garota a se tornar uma menina "normal". "Aham, senta lá Cláudia", como se isso fosse possível. Apesar de toda sua raiva e explosão telecinética, Carrie poupa professora, apenas jogando-a para longe quando "all hell breaks loose" e sua vingança começa a atingir todos da sua escola.

3) Nome e Livro: Sr. Banner (Crepúsculo, Stephenie Meyer)
Disciplina: Biologia (Citologia <3)

Eu tinha que colocar algum professor de Biologia aqui, além de mim mesma <3. Tanto no livro quando no filme o professor Banner de Biologia aparece e bastante até! É na aula de Biologia que Bella e Edward se conhecem da primeira vez, e fazem um trabalho de análise de células em diferentes fases da mitose no microscópio. No filme também, eles fazem um passeio e o professor Banner aparece de novo, e fala "Green is what? Good!", uma das minhas falas preferidas do filme, apesar de boba, rsrsrs Preciso dizer porque o professor de Biologia foi importante nessa história? =D Ele se fez de salame, ignorando os papos paralelos à sua aula e isso permitiu que o casal se enamorasse... Poxa, Stephenie Meyer! Precisava fazer o professor de Biologia tão bobalhão? Acho que eu saberia se tivesse um aluno vampiro! Hahahaha

4) Disciplina:  Defesa contra a arte das trevas
Nome e Livro: Quirrel (Harry Potter e a Pedra Filosofal)
                        Gilderoy Lockhart (HP e a Câmara Secreta)
                        Remus Lupin (HP e o Prisioneiro de Azkaban)
                        Alastor "Olho-Tonto" Moody (HP e o Cálice de Fogo)
                        Dolores Umbridge (HP e a Ordem da Fênix)
                        Severo Snape (HP e o Enigma do Príncipe)
                        Amico Carrow (HP e as Relíquias da Morte)

Eu não podia deixar os professores de Hogwarts de fora né? Você achava que era só em escola pública que professores pipocavam nas disciplinas? Pelo menos em Hogwarts eles duravam um ano ao menos. Bem, um ano porque depois coisas bem estressantes aconteciam com eles. Tipo morrer, ficar louco, ter seu pior segredo descoberto e outras coisas... O Quirrel foi manipulado e manipulador tanto dos outros professores como de alunos, para seus objetivos ocultos. Já Lockhart tinha um ego enorme e queria se mostrar para todo mundo, apensar disso era o queridinho das alunas meninas. O misterioso, Lupin também passou por essa mal-fadada disciplina.
E então temos Umbridge, Snape e Carrow, os "maus". Os rígidos e que aplicavam castigos horríveis, mas entre eles, um tinha um objetivo maior para o bem, Nem sempre os castigos são para o mal. A maioria dos professores quer ajudar seus alunos, mesmo quando eles não se ajudam a si mesmos ou ao professor.



5) Nome e Livro: Bryan "Dragon" Lankford (O Juramento de Dragon e Série House of Night, de P.C. Cast & Kristin Cast)
Disciplina: Professor de Esgrima, "Mestre das Espadas"

Pra não dizer que eu deixei de falar de House of Night, eis aqui o Prof. Lankford. Mentor de Damien e outros alunos da escola, o professor e sua esposa dão aula na sede de Tulsa da HON. O Professor Dragon é baixo, loiro mas bastante masculino, segundo Zoey. Ele não aparece muito, mas é tido como referência por seus alunos, Parece ser aquele professor que fica na dele, aparecendo somente quando necessário. Ele ensina esgrima e é de certo modo o protetor da escola.

Ele tem um livro próprio, uma novela "O Juramento de Dragon" que conta como era sua vida antes de ser marcado e os acontecimentos prévios à história da série, quando ele conhece Anastasia, sua amada, explicando o porquê do apelido "Dragon".

(CONTÉM SPOILERS para quem não leu toda série ainda) Após a morte da sua companheira Anastasia, por uma criatura do mal, Dragon fica tão abalado que chega a flertar com o Mal e fica perto de se aliar a Neferet. Ele se redime e quando morre também sua amada vem buscá-lo para o Mundo do Além, numa cena muito emocionante.


*.*.*.*

Enfim, professores da ficção podem ser tão importantes quanto os principais ou podem ficar "na moita". Normalmente são como um porto-seguro para os personagens principais, isso quando não são o próprio mal disfarçado de Quirrel ou Neferet. Em sua maioria, os professores da ficção vêm com alguma lição a ser aprendida pelos personagens, assim como os da vida real, certo?

Não estamos lá somente para passar "conteúdo" e fazer provas. Gosto quando percebo que algum aluno melhorou sua postura e sua atitude por que eu ajudei. Acho que isso é o mais notável, não é? De modo escondido (Snape), de modo paternal (Dejardin), de modo "ilegal" (Will), de modo atrapalhado (Sr.Banner), a maioria dos professores, sejam eles da ficção ou da vida real amam seus alunos.


Feliz dia dos Professores!!!


Um comentário:

  1. Eeee, parabéns pra gente!!! Que sejamos mais reconhecidos e que ganhemos mais!!!
    SHAUHSASASHAHSUA

    Na maioria das vezes viramos amigos e até pais pra alguns dos nossos fofinhos, claro que sempre tem um ou outro que vc gostaria de dar um castigo um pouco mais forte, eu gostaria de sacudir os pais de alguns... E além disso, nos acabamos aprendendo com eles tmb, as vezes mais do que ele com a gente, nunca fui tão paciente em toda a minha vida! E nunca tinha recebido tantos abraços, até mesmo dos que não gostam da gente.
    A pesar de reclamar bastante, eu gosto muito de ser professora!

    ResponderExcluir