quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

[Curiosidades 04] Minhas manias literárias - O Ritual

Você tem alguma mania literária? Algum ritual talvez?

Meu ritual é assim.
Ao decidir pegar um livro pra ler, a primeira coisa que faço é olhar na última página o número de páginas, e então sair dela rapidinho, pra não ver nenhum spoiler, mas às vezes acontece. Aí vem a matemática. Primeiro calculo o quanto é 10% do livro, 20% e então 50%.

Exemplo:
"O livro perdido das Bruxas de Salem" de Katherine Howe (recebi por Livro Viajante) é, provavelmente, o próximo livro que começarei. Ele tem 348 páginas de história (exceto agradecimentos e outras coisas):
10% de 348 = 34,8, arredondando 35.
20% = 70.
50% = 174 páginas.

Por que esses marcos? Então... Os 10% facilitam a vida pra calcular as porcentagens. O 20% é um marco muito importante para mim. Alguns podem considerar pouco, mas é o número de páginas que eu resolvi que se o livro não me cativar ou empolgar até ali, eu posso largá-lo. Ou seja, com raras exceções, leio sempre até pelo menos 20% de um livro.

Os 50% também servem para decidir um provável abandono, caso eu tenha passado dos 20% ainda interessada, mas nada tenha acontecido de interessante ou haja problemas de estilo ou trama.  Um exemplo de um livro que abandonei após 50% foi "Percy Jackson e o ladrão de raios". Eu adoro mitologia grega e gostei muito do filme, que vi antes de ler, mas apesar de gostar da história, achei o tom da narrativa muito infantil. Gosto de livros que contam sobre adolescentes, mas ao que me aproximo dos 30 anos (maio desse ano) nem todo livro infanto-juvenil me agrada mais.

Tenho uma boa amiga literária (amiga que conheci por causa de livros) que jamais abandona um livro, por mais chato que ele seja. Já ouvi ela reclamar de 3 livros que estavam bem difíceis de continuar e que ela não estava gostando, mas mesmo assim ela não largou eles.

Viviane e povo leitor, criei esse sistema porque a vida é muito curta pra se ler um livro chato e tenho tantos outros livros na minha estante que prometem ser bem melhores!
Às vezes algo nos obriga a ler o livro: colégio, vestibular, faculdade, concurso, e (para as blogueiras/os) as parcerias das editoras... Mas se nada o obriga a ler o livro, sinta-se livre para partir pro próximo!

Criei esse sistema para ter um fundamento e não simplesmente largar um livro sem dar a ele ao menos uma boa chance. Acho que meu sistema funciona bem, mas acontece de eu largar um livro depois de 30, 35% por cento, ou de largar aos 20%, alguém me recomendar altamente o livro e eu voltar a lê-lo, mas em geral, essa é uma mania literária que funciona bastante bem pra mim.

E você, tem alguma?
Que achou da minha? rsrsrsrs Muito doida ou faz sentido?

=)

Um comentário:

  1. Como conversamos uma vez, uso o mesmo sistema. Outra coisa que não consigo fazer é terminar de ler um livro sem fazer histórico de leitura no skoob, pelo menos uma vez tenho que dar uma passadinha lá pra deixar registrado haha

    ResponderExcluir