segunda-feira, 13 de julho de 2015

[Resenha 29] Trono de Vidro - Sarah J. Maas (Trono de Vidro #01)

*** Às vezes é bom dar uma nova chance ao livro ***

(Terminei esse livro durante a Maratona Literária de Inverno 2015.
Semana temática 1 - Fantasia; Desafio Comece uma série)


Série Trono de Vidro:
#0.1 Lâmina da Assassina
#1 Trono de Vidro
#2 Coroa da Meia-Noite
#3 Herdeira do Fogo

Sinopse: "Depois de cumprir um ano de trabalhos forçados nas minas de sal de Endovier por seus crimes, Celaena Sardothien, 18 anos, é arrastada diante do príncipe. Príncipe Dorian lhe oferece a liberdade sob uma condição: ela deve atuar como seu campeão em um concurso para encontrar o novo assassino real. Seus adversários são ladrões e assassinos, guerreiros de todo o império, cada um patrocinado por um membro do conselho do rei. Se ela vencer seus adversários em uma série de etapas eliminatórias servirá no reino durante três anos e em seguida terá sua liberdade concedida.
Celaena acha suas sessões de treinamento com o capitão da guarda Westfall desafiadoras e exaustivas. Mas ela está entediada com a vida da corte. As coisas ficam um pouco mais interessantes quando o príncipe começa a mostrar interesse por ela... Mas é o rude capitão Westfall que parece entendê-la melhor. Então um dos outros concorrentes aparece morto rapidamente seguido por outros... Pode Celaena descobrir quem é o assassino antes que ela se torne a nova vítima? A medida que a investigação da jovem assassina se desenrola a busca por respostas a leva descobrir um destino maior do que ela jamais poderia ter imaginado."


Livros publicados da série "Trono de Vidro".  "A Lâmina da Assassina"
são contos, que se passam antes da trama principal.


Opinião:
Gostei de "Trono de Vidro", mas não foi de primeira. Peguei ele para ler no ano passado, pouco depois de terminar "Estudos sobre Veneno" e acabei abandonando-o pela página 60. 

Eu tinha amado "Estudos sobre veneno" (mesmo só lendo o livro 1 de 3) e há muitas similaridades entre eles: uma personagem feminina forte que recebe uma nova chance para trabalhar em prol do Rei/Comandante da terra (fictícia e fantástica) onde mora. O Capitão da Guarda começa treinar a moça. Em "Estudos sobre Veneno", ela será provadora de comidas para o Comandante do país, enquanto em "Trono de Vidro", ela já é assassina e treina para um torneio que pode lhe dar liberdade.

"As Lendas de Yelena Zaltana" é uma trilogia que já está completa.
No Brasil, os dois primeiros livros foram publicados em papel. O terceiro, só em ebook.
Ambos os livros tem em suas tramas a magia como algo perigoso e banido. Em "Estudos sobre Veneno", Sitia (o "país") é dividido em distritos e toda trama tem uma pegada mais distópica. Em "Trono de Vidro" há fadas e feéricos, mas eles foram dizimados e toda magia é proibida.

Gostei tanto de Yelena ("Estudo sobre veneno") quanto de Celaena (leia-se Celina, de "Trono de Vidro"). Em ambos os livros há romances que dão um gostinho interessante. Ambas protagonistas são habilidosas e, com problemas para confiar em outras pessoas, acabam fazendo amigos inesperados (momentos que eu sempre me emociono). As garotas são bastante cativantes e conforme vamos conhecendo-as, vamos nos surpreendendo. 


As histórias começam de modo muito similar, mas conforme as tramas vão andando, elas divergem bem. Pelas páginas que fluem, as histórias vão se tornando mais densas, misteriosas e mágicas e ficam MUITO BOAS e diferentes uma da outra. 

Uma coisa que me fez abandonar a trama de "Trono de Vidro" no início, da primeira vez que tentei ler, foi que tão logo Celaena chega ao castelo, ela fica falando de roupas, luxo e do príncipe. Ela fica deslumbrada e isso me incomodou, mas é superável. Depois de passar essa parte ainda há algumas partes assim, mas ajuda a nos lembrar de como Celaena não é um robô assassino, então foi bom.

Achei que rolaria mais sangue e traição nesse livro do que realmente houve. A gente que costuma ler percebe que isso sim vai aparecer bem mais no segundo livro da série e que este primeiro foi bem mais introdutório e explicativo sobre o universo no qual será desenrolada a história. Eu aguardo muitas mais aventuras para Celaena no futuro! E vou conferir!


Tem muita gente que está amando Celaena Sardothien e a série Trono de Vidro que, para finalizar, deixo aqui uma arte feita por mais um de meus Booktubers preferidos, o Vitor Martins. Olha que legal o processo de criação dele! 



Recomendaria?? Sim! Recomendo muito ambos os livros, principalmente para fãs de fantasia e ação.

Releria?? Sim, estou tentando dar uma organizada nas minhas leituras para reler "Estudos sobre Veneno" e não descarto reler Trono de Vidro, mas por enquanto, estou aguardando para ler a continuação e saber o que vem aí para Celaena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário