quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

[Resenha 37] O Códex dos Caçadores das Sombras - Cassandra Clare e Joshua Lewis

*** A enciclopédia dos Caçadores das Sombras - comentada por Jace, Clary e Simon ***





Sinopse: A Clave tem o prazer de anunciar a mais nova edição no mais antigo e famoso manual dos Nephilim: o Shadowhunters’ Codex. Desde o século XIII, o códex vem sendo o mais jovem amigo de todo Caçador de Sombras. Quando você está cercado por demônios, é muito fácil esquecer os pontos mais obscuros da linguagem demoníaca ou a maneira mais rápida de parar um ataque de demônios Raum. Com o códex, entretanto, você nunca vai precisar se preocupar.


Agora em sua vigésima sétima edição, o codex abrange tudo: a história e as leis do nosso mundo; como identificar, conviver com, ou se preciso, matar a maioria dos coloridos habitantes deste mundo; qual ponta da estela você deve usar para se marcar. Suas tentativas de matar um vampiro ou um feiticeiro não serão mais atrasadas por intermináveis perguntas de seus recrutas: O que é um Pyxis? Por que não usamos armas de fogo? Se não posso ver um símbolo de um feiticeiro, há alguma forma educada de perguntar a ele onde a marca está? Onde conseguimos toda nossa água benta? Apostilas de geografia, história, magia e zoologia, todas juntas em uma só, o codex está aí para ajudar novos Caçadores de Sombras a navegar no belo, às vezes brutal, mundo que habitamos.

E para ninguém dizer que a Clave está desatualizada, ou, como dizem os jovens Caçadores de Sombras, “careta”, essa nova versão do Codex estará disponível não só na versão com a ligação de pele de demônio fechada magicamente, mas, também, numa versão moderna, usando todas as mais novas e emocionante técnicas de impressão atuais, incluindo alguns novos recursos, como uma capa firme feita de tecido, um revestimento à prova de poeira e informações sobre título, autor, editora, e muito mais escritos na capa. Você vai gostar de saber que ela cabe perfeitamente na maioria das mochilas e, ao contrário das antigas edições, ela não desliga mais sistemas de segurança.


Opinião:
Este livro é o livro de referência que os personagens das séries "Os Instrumentos Mortais" e "As Peças Infernais" consultam quando precisam de informações sobre o mundo fantástico em que vivem, mas para nós, os "mundanos" (tipo os "trouxas" do universo Harry Potter, entendeu?) que ainda não terminaram de ler as séries citadas acima, esta leitura pode trazer vários e importantes spoilers. 

Cassandra Clare escreve principalmente livros neste mundo dos Caçadores das sombras, apesar de ter outras obras, também de fantasia. No momento, sobre o universo Shadowhunter...

Os Instrumentos Mortais (OIM):
História de Clary e Jace, em Nova Iorque, tempos atuais.
1. Cidade dos Ossos
2. Cidade das Cinzas
3. Cidade de Vidro
4. Cidade dos Anjos Casídos
5. Cidade das Almas Perdidas
6. Cidade do Fogo Celestial 
*** Série de Publicação Concluída ***

As Peças Infernais (API):
História de Tessa, Jem e Will, em Londres, século XIX (1878).
1. Anjo Mecânico
2. Prícipe Mecânico
3. Princesa Mecânica
*** Trilogia de Publicação Concluída ***

Livros Relacionados:
1. O Códex dos Caçadores das Sombras 
2. As Crônicas de Bane: Histórias da vida do feiticeiro Magnus Bane.
3. Tales from the Shadowhunter Academy: 
10 histórias curtas que se passam cronologicamente após o término de "Os Instrumentos Mortais", também no Instituto (escola/casa) de Nova Iorque. Só de olhar a sinopse já tive spoilers do fim de "Os Instrumentos Mortais" (ainda não li o último livro), então não recomendo que você procure saber deles antes de ter terminado de ler "OIM".


The Dark Artifices
Se passa em Los Angeles, em 2013, 5 anos após o término da história de Os Instrumento Mortais.
1. Lady Midnight - (traduções livres dos títulos: Senhorita Meia-Noite) lançamento prometido para 08/03/2016.
2. Lord of Shadows (O Lorde das sombras) (prometido para 2017)
3. The Queen of air and Darkness (A Rainha do ar de da escuridão) (prometido para 2018).
*** Anunciado como Trilogia ***

Li este livro concomitantemente com "Príncipe Mecânico" e, repito, tive spoilers sobre a trama das séries OIM e API (que ainda não terminei). Claro que em dado momento uma coisa que surgiu no livro "Príncipe Mecânico" foi explicada melhor com a utilização do "Códex". Procurei informação para esclarecer uma duvida gerada por isso, e fui parar na página na internet "Shadowhunter's wikia". Essa página é boa, mas contém muitos spoilers também, mas ela não é o mesmo que o Códex. 

Antes de eu começar a contar sobre o conteúdo do Códex, algumas curiosidades: Joshua Lewis, co-autor deste livro, é marido da Cassandra Clare e, coincidentemente ou não, Lewis é o mesmo sobrenome de Simon, amigo da Clary.

O Códex é lindo, cheio de ilustrações em seu interior, algumas até coloridas e a parte mais legal dele é que nós recebemos o livro com rabiscos como se fossem anotações de Clary, Jace e Simon (mais um motivo para ter lido OIM antes de pegar esse).  


Exemplo de anotações e desenhos de Clary entre a leitura

Além de anotações deles, temos "papos" entre os três em algumas partes e também desenhos da própria Clary entre as ilustrações do livro Códex original. 

O Códex é dividido em:
"Introdução" - o que é um Caçador das Sombras, os nomes, glossário, etc.
"Tesouro" - armas, armaduras e outras ferramentas
"As Artes" - treinamento, parabatai, etc.
"Bestiário Parte I: Demonologia" - o que são demnônios, como os matamos, Pandemônio, etc.
"Bestiário Parte II: Integrantes do Submundo" - licantropes, vampiros, feiticeiros, fadas.
"Bestiário Parte III: Anjos e Homens" - Anjos, mundanos, renegados, fantasmas e mortos.
"Grimório" - introdução à magia, feitiços e Visão, etc.
"Sed Lex, Dura Lex" - Leis. Irmãos do Silêncio e Irmãs de Ferro.
"Geografia" - Idris, Alicante, Cidade do Silêncio, Cidade de Adamant, Institutos.
"Apêndice A: Excertos de Uma História dos Nephilim"
"Apêndice B: Nona Edição dos Acordos".

Gostei muito de ler e entender mais sobre toda a mitologia que C. Clare criou para esse mundo dela. É bem desenvolvida e intrincada. Em cada livro que lemos vamos nos aprofundando, mas sempre ficam algumas curiosidades a resolver. 

As minhas partes preferidas foram as que falaram sobre os demônios, sobre a criação dos primeiros caçadores das sombras e sobre os Irmãos do Silêncio e Irmãs de Ferro.

Para quem gosta e já está imerso nesse universo, acho bem legal a leitura, mas se você ainda não está a par da maioria dos livros lançados nas duas séries, vai acabar obtendo informações que podem estragar sua leitura no futuro... Eu já li 5 dos 6 de OIM e 2 dos 3 de API e mesmo assim tive surpresas. 

Felizmente minhas surpresas não estragaram completamente a leitura de "As Peças Infernais". Eu fiquei tipo: "Que droga! Agora já sei que tal coisa acontece com o fulaninho! Mas como isso acontece?" E é o "como?" que vai me guiar para terminar a série.

Aguardo ansiosamente o lançamento de "The Dark Artifices" em 2016 e pretendo dar conclusão às duas séries já iniciadas. Portanto... Mais resenhas do maravilhoso mundo de "Caçadores das Sombras".

Ah! Aguardo também ansiosamente o lançamento da série de TV "Shadowhunters" que começará em janeiro de 2016. Um filme já foi lançado ("Cidade dos Ossos", em 2013) e apesar de eu achar que o Jace estava bem caracterizado e o Magnus também, a recepção foi bem fraca. 

Já saíram alguns teasers da série. Confere um deles aí: 





Recomendaria?? Recomendo para os leitores já iniciados nas séries Os Instrumentos Mortais e As Peças Infernais. Pode conter spoilers sobre os livros destas séries.

Releria?? Sim, muito provavelmente eu o consultarei ao ler os próximos livros do universo Shadowhunter.


Nenhum comentário:

Postar um comentário