sábado, 16 de janeiro de 2016

Top 5 melhores leituras de 2015

Vale lembrar que esses livros foram lidos em 2015, não necessariamente publicados neste ano.

Confesso que tentei fazer uma lista de 10 livros, mas foi difícil. Li apenas 37 livros e não acho que tenha sido um ano de leituras maravilhosas. Resolvi então pegar apenas livros que eu realmente AMEI e me surpreenderam. 

Alguns já tem resenha aqui no site, clique no título para lê-las. As resenhas dos outros logo serão publicadas por aqui, não perca!
***

1. Ligeiramente Casados

Livro 01 da "série" (companion series) Os Irmãos Bedwyn

Autora: Mary Balogh (inglesa)

Editora Arqueiro
Romance Histórico



Comecei a ler ele no Kobo na volta de uma viagem, dentro de um avião. Eu tinha no e-reader. Adicionei ele à biblioteca do Kobo, sem muita vontade de ler. Aí uma conhecida me falou que tinha esse livro como empréstimo e que não estava gostando. Estranhamente isso me deixou intrigada. Como nunca havia lido nada desse estilo, resolvi tentar.

Adorei. Acabei comprando o livro físico para ter na estante. 


2. Alma? 

Livro 01 da série "O protetorado da Sombrinha"
Autora: Gail Carriger 
Editora Valentina
Fantasia, Steampunk


Meu primeiro contato com esse livro foi por acaso. Peguei para ler um pouco dele, sentada numa daquelas poltronas de livraria, enquanto esperava alguém chegar. Dei uma gargalhada logo nas primeiras páginas, quando a mocinha agride um atacante (vampiro) com sua sombrinha dizendo que era um disparate tentar morder seu pescoço, sem ao menos eles se conhecerem! Ganhei o livro de presente de Amigo Secreto Literário de Páscoa em 2014 e ele ficou na estante. Foi no evento da Editora Valentina aqui em Porto Alegre que me animei a pegar para ler.

Não me arrependi. Devorei a leitura, achei muito engraçada e romântica até entre a mocinha e o "mocinho" lobisomem. Tudo com cara de romance histórico, mas com fantasia e steampunk. 

3. Na Sua Pele

Livro 01 da série Homens Marcados.
Autora: Jay Crownover 
Editora V&R
New Adult



4. Gênesis

Não faz parte de série.
Autor: Bernard Beckett (neo-zelandês)
Editora Intrínseca



Esse livro foi o que mais fez minha mente PIRAR em 2015. Ele divide com o próximo o título de melhor livro do ano. Eu ouvi algumas pessoas comentando dele no Booktube e resolvi tentar. Ele é curto (176 páginas) mas nem por isso deixa a desejar. Já falei muito dele e de como ele me surpreendeu na resenha. Por favor, se você ainda não conhece esse livro, confere a resenha. Acho que vale muito a pena.

5. Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo 

Autor: Benjamin Alire Sáenz
Editora Seguinte
Young adult



Young Adult não é mais minha praia. Estou com 30 anos e às vezes tem livros voltados a adolescentes que não me atraem mais. Esse foi total surpresa. Gostei muito muito muito. Devorei páginas e páginas querendo saber o que aconteceria com Ari e Dante, se eles ultrapassariam os problemas da adolescência e de que modo. Achei a narrativa bem clara e fluída. 
Recomendo muito, para adolescentes e também adultos.

***

Acho que meu gosto literário está mudando outra vez. Já tive uma fase totalmente Chic Lit, já tive uma fase Shakespeare, já tive uma fase Suspense Policial e no momento estou numa fase Fantasia/Romance

Em 2015 fiquei surpresa que 3 gêneros que eu normalmente não leio (Romance Histórico, Young Adult e Ficção Científica) entraram na lista de melhores livros. Uma das minhas metas será dar mais chances a outros estilos de leitura esse ano. 

E você? 
Algum desses livros entrou na sua lista de melhores do ano? Algum desses livros entrou na sua lista de piores do ano? 
Você fez uma lista? rsrsrs

Indique aí algum livro diferente que você acha que eu posso gostar de ler nessa minha fase nova! Adoro indicações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário