domingo, 23 de outubro de 2016

[Filmologia III] Alguns filmes preferidos de Suspense e Terror

** Em homenagem ao Mês do Halloween **

Sempre gostei de ver filmes de suspense e terror, parcialmente por incentivo da minha mãe, que também gosta muito deles. Também gosto de ver filmes de serial killers, vampiros, monstros, fantasmas e zumbis. Normalmente eles me deixam tensa e me dão alguns bons sustos, mas não me deixam amedrontada. 

O mais perto do medo eu chego principalmente em alguns filmes de "decepação de membros" como eu costumo chamar brincando, os filmes e series em que há tortura e amputações, como a franquia Jogos Mortais (que apesar de ver todos os filmes, tive muito medo), O Albergue e Doce Vingança (que não assisti e não pretendo ver). Às vezes, assisto um episódio ou outro de Criminal Minds (série com serial killers) em que há um episódio ou outro assim, mas não gosto.

Acredito que o medo é um sentimento causado por muitos fatores, e esses fatores diferem de pessoa para pessoa. 

Sendo assim, vamos aos primeiros filmes que escolhi indicar para vocês, como alguns de meus filmes preferidos dos gêneros terror e suspense.

P.S.: Escolhi publicar as imagens da capa do DVD de cada filme, para oportunizar que vocês tenham acesso à uma sinopse do filme e algumas outras informações técnicas.

***

A casa amaldiçoada (The Haunting, 1999)




Elenco: Catherine Zeta-Jones, Liam Neeson, Lily Taylor, Owen Wilson
Trama Resumida: Grupo de desconhecidos com insônia é contratado para um estudo misterioso em um casarão abandonado. Coisas estranhas começam a acontecer principalmente ao redor de Eleanor, uma mulher simples, falida e sem família.
Cenas memoráveis: Decorações da casa em forma de anjinhos se movendo e sussurrando o nome de Eleanor e pedindo ajuda; Estrutura da cama de Eleanor a prendendo contra o colchão (foto); corda do piano estourando no rosto de uma moça, que quase perde o olho.

Opinião: Esse filme tem tudo que eu gosto em filmes de suspense e em histórias em geral, tanto que possuo este DVD e já o vi várias vezes. Tem mistério, drama, bons atores, acontecimentos estranhos. A trama é basicamente um filme sobre fantasmas, mas que aborda também questões familiares, amizade e há até mesmo uma sugestão de relacionamento homossexual. Recomendo a toda a família.

Invocação do Mal (The Conjuring, 2013)





Elenco: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Lily Taylor, Mackenzie Foy.
Trama Resumida: Um casal e cinco filhas se muda para uma casa nova e coisas estranhas começam a acontecer. Um casal de investigadores paranormais é contratado para investigar e descobrem o Mal no lugar.
Cenas Memoráveis: cobertas sendo puxadas durante a noite das camas das filhas; a cena da possessão no porão.

Opinião: Sim, se você está lendo direitinho esse post, percebe que a atriz principal do filme anterior, Lily Taylor também está neste. Gostei muito deste filme. A personagem principal tem várias filhas, uma delas foi interpretada pela mesma atriz que fez a Renesmee, filha de Bella e Edward no filme da série Crepúsculo, Amanhecer. 

A Órfã (The Orphan, 2009)






Elenco Principal: Vera Farmiga, Isabelle Fuhrman, Peter Sarsgaard, Aryana Enginner
Trama Resumida: Um casal com dois filhos, adota Esther, uma garota de 9 anos que parece amável. Apesar de se dar bem com o pai, com a mãe e as crianças ela não é tão amável assim... 
Cena Memorável: Esther espremendo o próprio braço até quebrar para fingir que foi outra pessoa que o fez. 

Opinião: Caramba, esse filme é tenso e o final é um dos mais surpreendentes que vi em filmes de suspense. Além disso, tem uma personagem que é surda. Isso é tenso na história e muito interessante, principalmente porque a atriz mirim Aryana é parcialmente surda de nascença. Aryana também foi a filha de Alice, a personagem de Milla Jovovich em Resident Evil.

O Abrigo (The Divide, 2011)





Elenco Principal: Milo Vertimiglia, Michael Eklund, Rosanna Arquette, Lauren German

Trama Resumida: Quando vêem o que está acontecendo do lado de fora do prédio em que estão, um grupo de pessoas desconhecidas escapa para um abrigo construído por um zelador estranho. Lá ficam por muito tempo, pois não tem noção do que está acontecendo com o mundo. 
Cenas Memoráveis: O esquartejamento de um corpo; a cena em que damos uma espiada no que aconteceu com a menina que foi levada, no lado de fora do abrigo.

Opinião: Esse filme é bem diferente dos outros. É um apocalíptico/pós-apocaliptico, que se passa praticamente inteiro dentro de um abrigo, com um grupo de pessoas diversas. Os elementos de suspense e terror se intensificam bastante. O horror claustrofóbico é pelo "o que pode acontecer com o ser humano" dadas as circunstâncias. Aquele horror que temos dentro de nós mesmos e nunca imaginamos que pode transparecer.

***

Bem, esses são alguns dos filmes que eu mais gosto de suspense e terror e que recomendo. Acho que são pouco conhecidos, mas vale a pena ver. 

E aí, gostaram?
Aceito recomendações de filmes no mesmo estilo! Deixe a sua nos comentários!

E volte sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário